sábado, 14 de novembro de 2009


Quinta-feira (Dia 12/11)

Quinta-feira, dia 12 de novembro, teve início o 1º Seminário do Saber Popular em Pinhões – Santa Luzia. As atividades começaram logo de manhã, com um mutirão para preparação do espaço. À noite foi realizada uma cerimônia de abertura, onde os presentes se apresentaram e falaram da importância da iniciativa no cenário cultural brasileiro.

Contamos com presenças importantes, como os Mestres da Lapinha da Serra e Cardeal Mota (Ação Griô Serra do Cipó), de Santa Luzia (Ação Griô Santa Luzia) e de Belo Horizonte (Projeto Cavuco).

Após as apresentações fomos presenteados com as músicas de seresta do Mestre Luiz e Mestre Antônio, de Santa Luzia, acompanhados do músico e pesquisador da sonoridade brasileira, Gibran Muller. Durante a apresentação foi realizado um pequeno coquetel, onde as pessoas puderam interagir e travar novos conhecimentos. Houve dança e muita conversa boa...

A noite terminou com uma anima roda de viola.

Sexta-feira (Dia 13/11)

O dia começou cedo, e algumas pessoas, apesar de terem ido descansar bem tarde, se animaram a realizar uma vivência de caminhada pela mata.

Após o café da manhã um grupo se dirigiu à escola de Pinhões, acompanhados do brincante José Faria, para uma atividade de valorização e resgate das brincadeiras na educação cultural das crianças.

Outro grupo se reuniu para discutir o processo pedagógico da capoeira, conversa orientada pelo Mestre Zuim, importante patrimônio da capoeira do Brasil. A conversa foi muito rica, pois teve a presença de pessoas ligadas à capoeira e de outros Mestres, cada um trazendo boas contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário